Histórico

do Ensino de Inglês nas Escolas Municipais de Joinville

O Município de Joinville, desde 1978 incluiu em sua grade curricular o Ensino de Inglês para os alunos de 7ª e 8ª séries, divididas em duas aulas semanais.

A partir de 1994 é ampliada a oferta de Ensino do Inglês para alunos das séries finais (de 5ª á 8ª série), também com a carga horária de duas aulas semanais.

Em 2001, por iniciativa do Prefeito, a Secretaria de Educação implantou as aulas de Inglês nas séries iniciais, isto é, implantação gradativa na 1ª série, estendendo-se até a 4ª série nos anos subseqüentes, até 2004.

Com a preocupação de que os alunos da 1ª. série fizessem foco no processo de alfabetização, em 2002, reavaliou-se o ensino desse idioma, passando a ser oferecido de 2ª série a 8ª série.

Em 2003, atendendo à normativa federal, o Sistema Municipal de Educação de Joinville começou a implantar o Ensino Fundamental de nove anos e diante da nova faixa etária dos alunos, o ensino de Inglês passou a ser ministrado aos alunos de 3º ano ( 8 anos de idade) ao 9º ano ( 14 anos), com uma aula semana de 45 minutos nos anos iniciais e duas aulas semanais de 48 minutos nos anos finais.